--
Before printing, remember your responsibility to the environment.
---
Béu Tornaghi
Skype: it_www
---
Isabel Tornaghi
Paypal: it_rio @ yahoo com br
----
Gostei, e acontece no Rio
--
................................................................
This email should only be sent to those who have asked to receive it. To unsubscribe, return to the web form where you first subscribed and click the "unsubscribe" button, or contact the owner of the website.
Missão artística brasileira
Residência artística em Lisboa, Portugal.
Um importante fato marcou a inserção do ensino de arte no Brasil, fazendo com que os brasileiros convivessem com a contemporaneidade artística Européia - foi a vinda da Missão francesa, a convite de D.João. Há exatamente duzentos anos.
Isto marcou nossa história da arte.
A idéia do projeto MAB é ressaltar este começo levando artistas brasileiros contemporâneos a se inserirem em Lisboa, a fim de vivenciar, experimentar nesta cidade - que faz parte de nossa história - a tarefa de desenvolver um projeto, uma idéia, uma missão iniciada no Brasil.
Os artistas darão continuidade a sua pesquisa dentro de outra realidade histórica: de um país europeu cuja cultura se encontra em nossas raízes.
Embora vivamos num mundo globalizado, os padrões de comportamento, as visões de mundo se diferenciam. Os artistas terão apoio de teóricos portugueses durante a estadia na cidade de Lisboa.
A pesquisa de cada artista, as idéias a serem desenvolvidas serão previamente definidas ainda no Brasil, que com certeza estarão submetidas a mudanças devido às circunstâncias locais, novas experimentações, novas vivências, etc.
Os artistas discutirão a linha de trabalho que irão seguir com os teóricos portugueses. A pesquisa de cada um poderá ser desenvolvida através de conversas, visitas, contatos com artistas locais etc. Com o intuito de fazer um acompanhamento das pesquisas e ajudar a encaminhá-las, esses profissionais terão papel fundamental no projeto; além de suporte técnico (cada um em sua área de atuação), desenvolverão um texto para cada trabalho.
Ao retornar ao Brasil, os artistas terão condições de transformar suas idéias em parte de uma exposição coletiva que pretende unir trabalhos e textos escritos pelos teóricos portugueses, expondo assim ao público o resultado desta Missão desenvolvida por artistas e teóricos do século XXI.
Palestras serão organizadas e definidas com o apoio e presença dos artistas e teóricos envolvidos no projeto, desta forma darão encerramento ao mesmo.
Célia Cotrim
Artistas participantes do projeto:
Andréa Canto, Célia Cotrim, Célia Pattaccini, Edson Silveiras, José Geraldo, Klaus Reis, Regina Marconi e Sandra Portto.
IV Colóquio Filosofia e ficção: corpo & performance Realização: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Instituto de Letras (ILE) Escola de Artes Visuais do Parque Lage Apoio: Instituto de Letras da UERJ Instituto de Artes da UERJ Sub-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (SR-2) Departamento Cultural (Decult) Diretoria de Comunicação Social (Comuns) Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ Informações: http://br.geocities.com/coloquiofifi/index.html Organizadoras: Prof.ª Dr.ª Ana Cristina Chiara (ILE/UERJ) Prof.ª Dr.ª Ana Lucia M. de Oliveira (ILE/ UERJ) O corpo é entusiasta, deixemos ficar a alma. (Nietszche, Assim Falou Zaratrusta) O IV Colóquio Filosofia e Ficção: corpo & performance focaliza as múltiplas relações entre Filosofia, Artes e Letras no campo temático de corpo e da performance. Estimula a reflexão, diálogos, interfaces, mediante uma proposta transdisciplinar que valoriza os mais variados campos de estudos e linguagens, aproximando interlocutores entre a filosofia e as linguagens das artes: a literatura, o teatro, a música, o cinema, as artes plásticas e a dança.
Programação 14 de maio Mesas-redondas (Salão Nobre – ILE – 11º andar) 14h Curtocircuitos do Corpo Doutorando Gabriel Cid de Garcia (UERJ): Regras para uma desnaturalização dos afetos: a imagem-pulsão e o corpo no cinema de terror contemporâneo Doutorando Marcelo dos Santos (UERJ): Dez legendas para Imemorial de Rosângela Rennó Doutoranda Calina Miwa Fujimura (UERJ): Pilatos: o corpo em pedaços 16h A vida e a Arte como Performance Prof.ª Dr.ª Eloísa Brantes Mendes (substituta UERJ): A liquidez do corpo espetacular Prof. Dr. Evando Nascimento (UFJF): Hélio Oiticica: a vida e a arte como performance Prof. Dr. Marcus Alexandre Motta (UERJ): Tomar os olhos de Orlando e fazê-los meus: peformance de leitura 18h Teatro Noel Rosa Profª Drª Ana Lúcia Oliveira (UERJ): Encenações do corpo eloquente noTheatrum Sacrum de Antonio Vieira Profª Drª Ana Chiara (UERJ): Corpos delirantes Prof. Dr. Hilan Bensusan (UNB): Entregêneros literais e entregêneros literários: a filosofia e a ficção do triz 19h Performance de André Masseno: "I'm not here ou A morte do cisne" (dança-comentário elaborada a partir do diálogo com a obra coreográfica A Morte do Cisne, criada em 1907 por Michel Fokine, especialmente para a bailarina Anna Pavlova) 15 de maio Mesas-redondas, Salão Nobre da UERJ, 11º andar 9h Fabiane Borges (PUC-SP): Domínios das Demasiadas Performances Doutoranda Kellen Dias de Barros (UERJ): Literatura líquida de O vendedor de passados 11h Corpo e Memória em Arquivos Prof.ª Dr.ª Maria Helena Werneck (Unirio): Corpo em cena: grupo de teatro O Bando Prof. Dr. Luiz Claudio da Costa (UERJ) e Adelaine Evaristo Silva (orientanda de IC-UERJ): Memória e Arquivo: as práticas artísticas contemporâneas Prof. Dr. José da Costa (Unirio) : Corpo, performance e política em Os Sertões do Teatro Oficina. 14h Corpos Adulterados, Corpos Adúlteros Prof.ª Dr.ª Maria Cecília Miranda Coelho (PUCSP-Cogeae ): Helena – quando o lógos se fez corpo e habitou entre gregos e troianos Prof.ª Dr.ª Carlinda Pate Nunez (UERJ): Barbárie à flor da pele: o corpo e a pólis Prof.ª Dr.ª Maria Conceição Monteiro (UERJ): Cenas de um casamento: paixão e transgressão 16h Corpos Imaculados, Trágicos, Vibráteis Prof.ª Dr.ª Iracema Macedo (IFF-Cabo Frio): O corpo trágico em Zaratustra e o corpo doente em Dostoiévski Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Franco Ferraz (UFF): Corpo e dança contemporânea: movimento, virtualidade Prof.ª Dr.ª Rosa Dias (UERJ): Do imaculado conhecimento: corpo e arte. 18h "O que é uma mulher morta?" Prof.ª Dr.ª Carla Milani Damião (Uesc): A representação pictórica do corpo morto: a Ophelia de Millais Profª Dr.ª Márcia Tiburi (Universidade Mackenzie): Ofélia – a antininfa morta Prof. Dr. Carlos Lima (UERJ): A farmácia do sonho Lançamento de livros 16 de maio Mesa-redondas (Escola de Artes Visuais do Parque Lage) 14h O corpo do Artista/ Pesquisador Prof. Dr. André Parente (UFRJ): Em tempo real Prof.ª Dr.ª Leila Danziger (UERJ): Pallaksch, Pallaksch Prof.ª Dr.ª Livia Flores (UFRJ): Passa batido, mas não despercebido Prof.ª Dr.ª Maria Luiza Fatorelli (UERJ): O lugar do tempo Prof. Dr. Ricardo Basbaum (UERJ): Sistema-cinema Mediador: Prof. Dr. Luiz Cláudio da Costa (UERJ) 17h Conferência de encerramento: Prof. Dr. Peter Pál Pelbart (PUC-SP) 18h "Não contém glúten": Performance do Coletivo LiquidAção Os excessos de cuidado com a alimentação, expectativas e frustrações relativas a auto imagem corporal, se manifestam na relação dos performers com a água da piscina do Parque Lage. Receitas de comida e dietas de emagrecimento entram em jogo no descontrole da autoimagem provocado pela interação corpo/água. Inscrições As inscrições serão feitas no dia de abertura do evento. Para aqueles que desejarem certificados de freqüência, será cobrado o preço simbólico de R$15 reais. |
Amigos queridos, quarta-feira agora será o lançamento do meu livro em São Paulo. Convido a todos que estiverem na cidade para o evento na Livraria da Vila. Se puderem, encaminhem o convite para os amigos paulistas. Grande abraço, Dado ps. outro livro será lançado no evento: o belo Univvverrsso Gentileza, de Leonardo Guelman, da mesma editora. |
No Centro Cultural São Paulo:
Seminário
>>> Verbo conjugado
>>> Reconhecendo a importância da mostra Verbo, evento de performance
>>> realizado pela Galeria Vermelho (SP), o projeto Verbo conjugado aprofunda a
>>> discussão em torno da performance, nas suas variadas formas e conceitos,
>>> reunindo performers, teóricos e artistas das áreas de dança, teatro, artes
>>> plásticas e música para dialogarem sobre a perspectiva contemporânea da
>>> performance, fazendo emergir novas percepções e ações culturais, estéticas e
>>> teóricas.
>>> De terça a sexta, das 14h às 18h - (80 lugares) - Piso Flávio de Carvalho (CCSP)
>>> - Sala Zero dia 15/7 - terça
>>> das 14h às 18h
>>> Performance e documentação
>>> com: Amilcar Parker (artista plástico), Rubens Machado Jr. (professor da
>>> ECA/USP) e Yiftah Peled (artista plástico) - mediação: Martin Grossmann
>>> (diretor do CCSP)
>>> Apresentação de Estratégias de performance no espaço da publicidade, de
>>> Yiftah Peled. A platéia é convidada a depositar salivas durante a projeção e
>>> leitura de um texto. Esta ação busca criar um processo de desmontagem do
>>> texto e confere ao seu conteúdo uma dimensão temporal e frágil.
>>> Entrada franca (80 lugares) - Piso Flávio de Carvalho - Sala Zero (CCSP)
>>> dia 16/7 - quarta
>>> das 14h às 18h
>>> Performance e reencenação
>>> com: Laura Lima (artista plástica), Lucio Agra (professor de Comunicação
>>> das Artes do Corpo - PUC/SP) e Fabio Cypriano (jornalista e professor da
>>> PUC/SP) - mediação: Martin Grossmann e Marcos Gallon (bailarino e
>>> coreógrafo)
>>> Entrada franca (80 lugares) - Piso Flávio de Carvalho - Sala Zero (CCSP)
>>> dia 17/7 - quinta
>>> das 14h às 18h
>>> Performance e resistência cultural
>>> com: Luiz de Abreu (coreógrafo), Celso Favaretto (filósofo e professor da
>>> USP) e Daniel Lima (artista plástico) - mediação: Daniela Labra(curadora e
>>> crítica de arte)
>>> Entrada franca (80 lugares) - Piso Flávio de Carvalho - Sala Zero (CCSP)
>>>
>>> dia 18/7 - sexta
>>> das 14h às 18h
>>> Performance e dança, teatro, artes plásticas e música
>>> com: Lenora de Barros (artista plástica), Wilson Sukorski (músico e
>>> multinstrumentista), Rose Akras (coreógrafa) e Alice K (performer e diretora
>>> teatral) - mediação: Marcos Gallon
>>> Apresentação da performance interativa Sirva-se, com participação de
>>> Michel Groisman (diretor), de Gabriela Duvivier e da platéia. Uma vivência
>>> de jogos em grupo, utilizando a água como veículo de comunicação entre as
>>> pessoas. Para conduzir a água (e ser conduzido por ela) serão usados copos
>>> especiais, que cada um experimenta adaptar ao corpo.
>>> Entrada franca (80 lugares) - Piso Flávio de Carvalho - Sala Zero (CCSP)
Inauguramos nueva pagina web!!
FLOW FESTIVAL IBIZA
"tu desnudez transforma"
Te invitamos a compartir con nosotros esta aventura…
El Flow Festival es un evento cultural de carácter internacional
entorno al arte contemporáneo que se desarrollará en la isla de Ibiza entre el 19 y 24 Mayo.
La organización ha diseñado un programa de actividades
en el cual los participantes serán guiados por diferentes profesionales
destacados en sus disciplinas artísticas.
Durante los 6 días se investigará sobre la improvisación desde
los diferentes enfoques de los profesionales provenientes de las artes escénicas
como el teatro, clown, contact improvisación, butoh, música, pintura y movimiento.
El participante podrá escoger entre las diferentes propuestas para profundizar
en su proceso de investigación en la técnica de improvisación.
Habiendo transitado este proceso creativo de investigación,
intercambio de información y de experiencia, enfocado en la técnica de la improvisación,
el último día se ofrecerá una presentación artística en un espacio público de Ibiza.
Sumate!
Chá-chá-chá do atraso "Cha cha cha de las secretárias, Era um grande sucesso popular em 1959, animando as festas da juventude, embora ninguém soubesse que taquimecanógrafa era datilógrafa-taquígrafa, com hífen. Cinquenta anos depois, elas estão de volta. As taquígrafas do Senado, dezenas, centenas, são tantas que têm até diretoria, secretaria, subsecretaria, um departamento inteiro, lotado por gente honesta, concursada e trabalhadora, mas também por fantasmas, apaniguados e vagabundos. Todos, os bons e os maus, são inúteis. E não por culpa deles: a tecnologia tornou a função obsoleta. Hoje, qualquer gravadorzinho digital de 200 reais registra com fidelidade até a respiração do discursante, depois é só transcrever. Qualquer alfabetizado não surdo pode fazer isso. Há softwares que "leem" a voz e digitam o texto. Com todo respeito pelas taquígrafas, por todos os bons serviços prestados, e antes que o sindicato da categoria me mande um e-mail furibundo, essa função é um símbolo do atraso do Senado. Deveriam ser todas aposentadas e os cargos, extintos. O perigo é a verba para a compra dos gravadores. Os senadores têm boca-livre até para telegramas. Eles adoram mandar telegramas, sim, em 2009, quando é muito mais simples e barato, ou de graça, mandar um email. Em qualquer rincão desse imenso país-continente, onde houver um telefone, um laptop pode ser plugado. Em que século vive essa gente? Eles também torram o nosso dinheiro em folhetos, brochuras, livros, "prestações de contas do mandato", que são distribuídos à farta - para quem não vai ler. O atraso só acredita no impresso, mesmo com 65 milhões de brasileiros ligados na internet. Em plena era digital, quando bastaria publicar no site, dá um arrepio pensar nas milhares de árvores que serão derrubadas para que a gráfica do Senado imprima os anais, os discursos, os trabalhos das comissões, talvez algumas obras de referência, mas com certeza uma quantidade colossal de lixo impresso. Enquanto as bibliotecas estão se digitalizando, eles imprimem cada vez mais. Para quê? Para quem? Até quando? |
Se não deseja mais receber esse informativo, por favor clique aqui para se descadastrar. Copyright @ 2006 Nelson Motta, em Sintonia Fina. Para mais informações: info@sintoniafina.com.br |
Clique na imagem para ter acesso ao folder digital do curso.
Caso não consiga visualizar este e-mail acesse:
http://www.cce.puc-rio.br/informativo/infopalestra_dialogos.html
Nossa intenção é mantê-lo informado, porém respeitamos sua privacidade.
Se não quiser mais receber nossos informativos favor reenviar este e-mail
com o assunto: Remover